Os jogadores de mundo todo estão jogando tanto PUBG ou Fortnite – ambos os jogos fornecem um nível diferente de diversão e emoção.

Ambos PUBG e Fortnite têm quase o mesmo gênero, no entanto, existem muitas diferenças entre os dois. Fortnite, um jogo que é preferido por pessoas de todas as idades; de crianças a celebridades. Por outro lado, o PUBG, um jogo mais realista com tipos de equipamentos reais, a opção dos verdadeiros jogadores hardcore.

É difícil dizer que um deles é melhor que o outro, já que ambos os jogos seguem quase o mesmo conceito de jogo – 100 jogadores entram na arena, o último homem vence. Algumas pessoas preferem o PUBG ao Fortnite e vice-versa. Ainda assim, o PUBG supera Fortnite se considerarmos todos os aspectos dos dois jogos.

1. Gráficos

Em termos de gráficos, ambos os jogos têm estética diferente. PUBG, um jogo focado mais em fornecer uma sensação realista para os jogadores com armas reais, veículos, avatares e muito mais. Tencent e Quantum Studios conseguiram melhorar a interface do usuário do jogo. É por isso que o PUBG é mais preferido como um jogo realista.

Já Fortnite se concentrou mais na abordagem de cartunistas. Os gráficos de Fortnite são mais artificiais e a sensação que se tem deste jogo é mais artificial e caricatural. Algumas das armas em Fortnite são reais, no entanto, a maioria das pessoas não são, parecem sair da Looney Tunes.

Portanto, PUBG tem melhores gráficos high-end do que Fortnite.

2. Gameplay

Ambos os jogos têm o mesmo motivo – a sobrevivência do mais apto. Fortnite é considerado mais complicado em termos de jogabilidade, sem dúvida que Fortnite oferece melhores opções, como construir elementos personalizados como paredes, escadas, etc.

O que torna o PUBG um jogo único é a sua abordagem realista – onde você pode personalizar seus próprios elementos como roupas, sapatos, penteados, bonés, calças etc. O jogo não se limita apenas a roupas e acessórios, mas também permite que um usuário modifique os elementos pré-construídos: armas com pentes estendidos, supressores, miras (4X, 8X etc), suportes de mão e muito mais.

Portanto, o PUBG é um jogo mais intenso comparado ao Fortnite.

3. Controles de jogo


Controles de PUBG Mobile e Fortinite

O PUBG tem melhores controles de jogo que o Fortnite. É aqui que o PUBG ultrapassa o Fortnite; como no PUBG, podemos personalizar todo os controles, e o formato padrão é muito confortável para um novato. Os botões são colocados nas posições exatas, o que torna mais fácil disparar, mover e pular ao mesmo tempo.

Fortnite, por outro lado, tem controles ruins. Ele não inclui nenhum recurso de personalização e é preciso se sacrificar com os controles pré-construídos. Além disso, em Fortnite, o ‘botão de disparo’ é mal projetado – se você clicar na tela, a arma disparará uma única bala (no caso do mobile).

Para atirar em automático, pé preciso clicar no botão “atirar” apenas. É aí que as complicações começam – não se pode atirar e se mover ao mesmo tempo, a menos até que o jogador seja um profissional que esteja muito confortável jogando no método de garra.

Nesse caso, PUBG está muito à frente em termos de controles no jogo.

4. Experiências em diversas plataformas

No PUBG, não importa em qual dispositivo você está jogando, a Tencent projetou uma boa experiência de jogo em cada dispositivo. Tanto no PC quanto Android, iOS, PlayStation ou Xbox. Se você jogar PUBG Mobile, você terá bons mapas no telefone. Já no PUBG PC, melhor melhores gráficos.

A Tencent também oferece um recurso para os jogadores de PUBG Mobile que não os emparelham com os players PUBG Mobile de emulador (a menos que você convide um amigo em um dispositivo móvel). Isso ajuda a manter as duas plataformas separadas umas das outras. Assim, somente os jogadores do PUBG Mobile jogarão entre si, e os jogadores de emulador restritos ficarão resitros a essa plataforma.

No caso do Fortnite Mobile, você tem que jogar com os mesmos gráficos da versão para PC. Não há diferenças na customização de mapas de acordo com os dispositivos. Assim, você não poderá jogar o jogo se o seu dispositivo não estiver de acordo com os padrões.

O PUBG Mobile também está disponível na Google Play Store e na Apple Store, o que ajudou a Tencent a atingir um número máximo de pessoas em todo o mundo. No caso do Fortnite, você só pode baixá-lo na iOS Store. Por enquanto, Fortnite que está em versão beta, continuará fora da Play Store e nem há previsão do lançamento da versão final.

CONCLUSÃO: PUBG é compatível com vários dispositivos. Já Fortnite está fora do alcance de muitas pessoas.

5. BOTS no jogo

Se você acabou de baixar a versão para celular do PUBG, há 99% de chances de ganhar sua primeira partida. Quando um jogador joga suas primeiras partidas no PUBG Mobile, ele será emparelhado com apenas 5-10 jogadores reais, o resto são BOTS. Assim, mantém o interesse do novato – evita as chances de desinstalar o jogo.

Por outro lado, o Fortnite não permite tal opção. Você será emparelhado com 100 jogadores humanos reais. Haverá uma prioridade alta que você não amará sua primeira partida – já que você pode morrer a qualquer momento se você for um noob.

CONCLUSÃO: PUBG Mobile é melhor para iniciantes.