Quem joga PUBG sabe que o som é uma parte muito importante do game. Os jogadores devem ouvir tudo, desde o carro distante, os passos dos outros ao redor e, especialmente, o tiroteio. A Bluehole projetou um sistema de som bastante sofisticado que permite aos jogadores com boas habilidades identificar quais armas disparam e em qual direção.

Como identificar seu inimigo em um espaço apertado

Portanto que você use fones de ouvido para jogar PUBG, a melhor maneira de localizar os inimigos é ouvir os passos e diferenciar os sons quando estiver em um prédio. Se um jogador estiver fora ou entrando em seu prédio, você deve mudar a direção de onde está indo para confirmar onde ele está. Ou seja, se um inimigo entrar em seu prédio e você estiver no andar de cima, gire 90 graus para um lado e confirme se o som vem do outro lado de seu fone de ouvido. Eventualmente, você vai se acostumar com os sons e de onde eles estão vindo, e você não terá que se mover.

Este método é a maneira mais rápida e eficiente de confirmar a posição do seu oponente. Claro, como você usa essa informação depende muito do seu estilo de jogo. Você poderia ficar quieto até que eles fossem embora. Ou você pode confrontar seu oponente e lançar uma saraivada de balas nele.

Como descobrir seu inimigo de longe

Um jogo mais estratégico é necessário quando você ouve os inimigos de longe. Granadas e tiros são os sons mais comuns que você ouvirá nos mapas. Erangel e Miramar são ligeiramente diferentes, pois estão espaçados. No entanto, em Sanhok, você provavelmente ouvirá mais sons e lutas ao seu redor.

Para localizar um inimigo a através dor tiros, primeiro você precisa identificar a direção. Você pode simplesmente girar seu personagem e achar a direção quando o som se iguala em cada lado do fone de ouvido.

Depois de saber a direção, você precisa confirmar a distância caminhando em direção aos sons. Use o terreno a seu favor. No entanto, você ainda precisa estar ciente dos outros jogadores ao seu redor. É menos provável que você esteja sozinho, pois os outros jogadores também ouvirão os sons e irão atrás dele, deixando você em uma situação difícil.

Mais uma vez, o resultado é dependente do seu estilo de jogo. Por se tratar de um jogo que o objetivo é sobreviver, acompanhar os tiros e esperar até que o jogador se mude para uma nova área parece ser o melhor método.

Como se aproximar de um inimigo

Combate a curta distância

Até agora, discutimos como localizar um inimigo via som e localização. No entanto, as mesa virou e agora é a sua vez de se aproximar de um inimigo. O jogador pode estar andando em uma casa e você acabou de perceber. Ou um jogador pode estar correndo em um campo, enquanto você está atrás de uma árvore.

Mais uma vez, o seu próximo passo gira em torno do seu estilo de jogo. No entanto, na maior parte das vezes que você segue um inimigo, eles sempre o veem de uma janela. Para evitar isso, você deve esperar até que o inimigo saia do prédio e os siga. Eles  ficarão menos cautelosos com você, já que farão o mesmo barulho quando estiverem correndo para uma nova área. Mas lembre-se que receberá os itens que acabaram de saquear do prédio se você os matar. Isso vai deixar você com mais tempo e uma chance muito maior de ser o caçador do que a caça.

Combate de longo alcance

No caso do inimigo que você ter visto estar longe, esteja ciente de que qualquer tiro que você fizer poderá ser ouvido por outros jogadores. Você praticamente tem duas opções. Um: atire com precisão, matando e avançando rapidamente. Dois: faça uma aproximação lenta, atirando e depois mudando de posição pelos flancos.

Uma dica para abater um jogador é disparar um tiro na frente do alvo e depois recuar para atirar de outro ângulo em uma árvore ou atrás de uma colina. Isso é eficiente, já que atirar na frente do alvo muitas vezes leva o jogador a pensar que os tiros vieram de frente, dando a você tempo para se retirar e atirar por trás.

No entanto, o tiro ainda estará longe, e o nível de habilidade do jogador determinará se ele instantaneamente o localizará e abrirá fogo. Isso deixará você com uma situação de tiro e atrairá mais jogadores para sua área, reduzindo sua chance de sobrevivência.

O que fazer se um inimigo te ver também?

Um problema comum no PUBG é que os jogadores acham que sempre têm vantagem quando um inimigo não os vê imediatamente. Isso pode ser frustrante porque você faz um movimento e tudo o que acontece é a morte!

Isso geralmente acontece quando os jogadores se afobam na abordagem. Na maioria das vezes, você localizará outro jogador e correrá em linha reta para chegar até ele. Para reduzir a decepção, use sempre o terreno a seu favor, seja ele uma vantagem de altura ou cobertura. Árvores e diferentes níveis de terreno não foram apenas adicionados ao jogo para uma finalidade estética; eles são para você usar.  Se mantenha sempre na “negativa” em relação ao nível do terreno.

Por exemplo, se você vir um inimigo correndo em um aglomerado de árvores e estiver relativamente distante, precisará se aproximar e ter espaço e tempo suficiente para atirar nele. Disparos imprecisos darão tempo ao oponente para se ajustar e ficar atrás de algo para curar ou retornar ao embate. É importante lembrar-se de ter o máximo de cobertura possível e de permitir a menor cobertura possível para o seu oponente.

Combate árvore a árvore

Por fim, há combate de árvore a árvore, o tipo mais comum de combate no PUBG. Isso pode ocorrer quando você atira ou leva um tiro e ambos os jogadores se esconderem atrás de uma árvore. Você sempre precisa estar ciente dos ângulos que você pode atirar. Normalmente, você se esconde atrás de uma árvore, dispara um tiro e depois corre atrás do jogador. Isso geralmente fará com que eles entrem em pânico e se movam de sua posição, dando a você a chance de derrubá-los.

No entanto, uma morte comum é quando um jogador está atrás da mesma árvore por muito tempo. Isso dá ao adversário tempo suficiente para lançar uma granada ou avançar  para cima. Em outras palavras, mantenha-se sempre em movimento e evite o combate de árvore para árvore.

Espero que você tenha achado este guia interessante e útil. Se você gostaria de ver uma parte dois deste guia entrando em mais detalhes sobre o combate, deixe um comentário abaixo e entraremos em contato com você.